quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

NORMALIZAÇÃO DE CONJUNTOS DE MANOBRA E CONTROLE DE BAIXA TENSÃO

POR LUIZ ROSENDO TOST


O setor de conjuntos de manobra e controle de baixa tensão, popularmente chamados de quadros de distribuição, sofreu uma transformação importante em maio de 2003, com a publicação da norma ABNT NBR IEC 60439-1 intitulada: 



Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão – Parte 1: Conjuntos com ensaios de tipo totalmente testados (TTA) e Conjuntos com ensaios de tipo parcialmente testados (PTTA).

Os montadores desses conjuntos se adaptaram aos novos requisitos normativos, fizeram seus ensaios ou firmaram acordos com fabricantes que detêm a tecnologia dos conjuntos TTA para montagem sob supervisão, e hoje, atendem a seus segmentos de mercado de forma crescente. O conceito TTA foi muito bem aceito pela industria e, atualmente, as especificações exigidas pela norma se tornaram comuns.

Todos os atores foram favorecidos, quer sejam os montadores que entregaram conjuntos previamente testados, ou usuários que compram um produto mais confiável.

Na International Electrotechnical Comission (IEC), o subcomitê 17D elaborou um projeto que passou por todas as fases de aprovações e comentários, propondo a reestruturação das normas de conjuntos de manobra e controle de baixa tensão. Dessa ação, surgiu a publicação de normas da nova série IEC 61439.

Mesmo sabendo que o mercado ainda não está consolidando, a Comissão do Estudo CE-03:17-05 fez seu planejamento e está se reunindo mensalmente com o objetivo de elaborar um projeto idêntico ao da IEC, que está sendo chamado de “Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão” – Parte 1 – Regras Gerais”.

Quando concluído, este projeto de norma será enviado a secretaria do CB-03 para revisão técnica e formatação do testo, e publicada com a última versão da norma internacional.

Após a publicação, todas as outras partes necessárias serão elaboradas pela comissão de estudo. Seu trabalho será comparar o texto traduzido com a norma IEC correspondente e deixar o material mas inteligível possível.

Na Europa, foi definido um tempo de cinco anos para a entrada em vigor da nova série IEC 614, mas no Brasil, os membros da comissão ainda definirão os prazos para os fabricantes se adaptarem aos requisitos.

A norma atual define a realização de sete ensaios de tipo:

- verificação dos limites de elevação de temperatura;

- verificação das propriedades dielétricas;

- verificação da corrente suportável de curto-circuito;

- verificação da eficácia do circuito de proteção;

- verificação das distâncias de escoamento e de isolação;

verificação do funcionamento mecânico;

- verificação do grau de proteção.

O projeto que está sendo elaborado idêntico a IEC 61439-1 define requisitos de:

CONSTRUÇÃO:

- verificação da resistência doa materiais e das partes;

- verificação do grau de proteção;

- verificação das distâncias d escoamento e de isolação;

- verificação da proteção contra os choques elétricos e integridade do circuito de proteção;

- verificação dos dispositivos de conexão e dos componentes;

- verificação dos circuitos elétricos internos e conexões;

- bornes para condutores externos.

PERFORMANCE:

- verificação das propriedades dielétricas;

- verificação dos limites de elevação de temperatura;

- verificação da corrente suportável de curto-circuito;

- verificação da compatibilidade eletromagnética;

- verificação do funcionamento mecânico.

O que muda nesta nova série é que a verificação do projeto deve ser obtida pela aplicação de métodos equivalentes e alternativos segundo o caso apropriado: ensaios, cálculos, medições físicas, ou validação das regras de projeto – para isto, fi elaborado um anexo, com uma tabela que define as opções de verificação disponíveis.

Após a data da entrada em vigor desta nova norma, a atual ABNT NBR IEC 60439-1 será cancelada e substituída. Também existe uma meta para que as normas sejam revisadas acada nova medição da norma internacional.

O trabalho dos membros da comissão de estudo é muito importante, pois serão os responsáveis pela elaboração dos projeto de norma e formadores de opinião que terão estudado e participado das discussões do texto em detalhes.

Fonte: EXTRAÍDO DA REVISTE LUMIERE ELETRIC, Nº 163, NOVEMBRO 2011.