sexta-feira, 18 de junho de 2010

Zonas de risco contra arcos elétricos



(Fonte da figura: Artigo do Eng. Aguinaldo Bizzo de Almeida - revista Lumiere ed. 139)


A NR-10 considera que as pessoas que estejam posicionadas na zona livre estão protegidas com relação aos efeitos da eletricidade.

Entretando, desde que exista o risco de arco elétrico no ponto em questão, as pessoas situadas na zona livre não estão necessariamente protegidas contra os efeitos de um possível arco elétrico, ou seja, as fronteiras de delimitação dadas pela NR-10 contra os riscos de choque elétrico não coincidem necessariamente com as distâncias de segurança contra os riscos arcos elétricos.

Em toda instalação elétrica devemos avaliar a necessidade de análise e cálculo específico da energia incidente de cada ponto em questão, visando a definição do uniforme adequado.

E quais são estes pontos? São todos os pontos passíveis de exposição dos eletricistas aos pontos energizados do sistema elétrico. A troca de fusíveis em um painel energizado em 380V, a medição de tensões através do contato direto aos barramentos de um painel energizado em 220V ou a termografia de um cubículo sem as portas de proteção em 13800V são exemplos da exposição do eletricista ao arco elétrico.

A ajuda de um engenheiro eletricista é imprescindível para a avaliação e realização dos cálculos que irão definir os níveis de energia incidente para cada caso e a definição do uniforme adequado.