sexta-feira, 18 de junho de 2010

Quais são as variáveis utilizadas no cálculo do arco elétrico?

De acordo com o método desenvolvido pela Norma americana NFPA 70E, são considerados na equação da energia incidente as seguintes variáveis:

V = tensão do sistema elétrico
t = tempo de duração do arco elétrico
I = corrente de curto-circuito presumida no ponto (pode ser fase-fase ou fase-neutro)
D = distância do operador ao ponto do arco elétrico

Além do método de cálculo da energia incidente do arco elétrico desenvlvido pela NFPA, existem outros métodos desenvolvidos pelo IEEE, Rauph Lee e pelo Eng. Luiz K. Tomiyoshi entre outros. Os demais métodos consideram ainda outras variáveis no cálculo visando um resultado mais apurado.

Então o tempo de duração do arco elétrico influencia no nível de energia incidente?

Sim. Alguns especialistas na área de proteção tem conseguido diminuir o tempo de defeito das correntes de curto-circuito nas instalações elétricas de seus clientes através da adoção de sistemas de proteção com respostas mais rápidas, reduzindo com isto o nível de energia incidente e portanto, o nível do uniforme de proteção.

Como o eletricista conhecimento do risco e do nível de proteção em cada ponto da instalação elétrica?

Com a determinação do uniforme adequado, deve ser feita a sinalização das instalações. Sugerimos que esta sinalização deve ser o mais ojetiva possível, contudo, informando ao eletricista a respeito dos riscos existentes e dos EPIs que deverão serem obrigatoriamente adotados.

Muito importante ainda, é que o eletricista tenha conhecimento de que quanto menor for sua distância ao ponto energizado, maior é a energia incidente e a necessidade de proteção.